quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Dinâmica dos fluidos

"Somos todos partículas. Átomos. Elementos químicos células, pessoas. Nos locomovemos. É isso que as partículas fazem. São atraídas e repelidas. O ar vai do quente para o frio. As cargas elétricas, do positivo para o negativo. Os planetas se atraem. E nós, indivíduos, para onde vamos?

Temos o livre-arbítrio. Vamos para onde queremos. O que torna nossos fluxos bem mais complexos de se organizar. O modelo matemático do trânsito é o mesmo da dinâmica dos fluidos. Da água correndo pelos canos. Cada cano como se fosse uma molécula d'água. O espaço entre eles é a pressão. Poucos canos, pouca pressão, o trânsito flui bem. Se a água é represada: muitos canos, pouco espaço entre eles, maior pressão. Só que a cidade não é só um cano ; é um emaranhado de canos, com água correndo para diferentes direções"

(texto sobre o trânsito de São Paulo narrado pela personagem Ênio (Leonardo Medeiros), no filme brasileiro "Não por acaso".

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa moça sempre terá fome! Fome de tudo! É impossível saciá-la, a conheço o mínimo para dizer isso!
Minha bela amiga, por ti tenho um amor puro. Quero que sempre saibas disso.
Já estou no blogroll! Ops, cardápio! Seu blog já vai para o meu, e garanto que será bem degustado!
Blog paraense com um sotaquezinho paulista!
Ah, e feliz Círio pra ti! Vou ver se consigo umas fotos (se as bato, estou começando a gostar disso. Já viste meu ensaio fotográfico da Federal no Orkut?) e as mando pra você.
Beijos, Teca.
Et bon appetit!

Anônimo disse...

Obrigada, linda!
Olha, divulgo, sim!
Divulga o meu
hehehe
Beijos.